Foto: João Alves (Prefeitura de Santa Maria)
Encontro ocorreu nesta terça-feira no auditória da Fapas
Ampliar o debate e a eficiência das ações em proteção de crianças e adolescentes foi o tema do seminário regional que ocorreu nesta terça-feira (27) no auditório da Faculdade Palotinas (Fapas), em Santa Maria. O evento começou às 8h e se encerrou por volta das 16h30min.
O encontro fez alusão ao Maio Laranja, mês de combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. Participaram do evento representantes de 27 dos 33 municípios da 4ª Coordenadoria Regional da Saúde (4ª CRS), bem como profissionais do Direito, da educação e da assistência social.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
O foco dos debates foi a efetivação da Lei nº 13.431, de 2017, que estabelece o sistema de garantia de direitos da criança e do adolescente vítima ou testemunha de violência. O secretário de Desenvolvimento Social de Santa Maria, Juliano Soares, afirmou que o Comitê de Escuta Especializada se reúne mensalmente para organizar suas ações no município.
- O mês de maio foi repleto de debate sobre este tema, o que é muito positivo. A nossa rede tem funcionado bem ao se comunicar com diferentes setores, assim fomentamos a criação de mecanismos para atuar em defesa desse público. Tem sido um desafio diário na secretaria - disse.
A assistente social da Secretaria de Desenvolvimento Social e coordenadora do comitê, Janaina Schmitt Procopio, destacou a relevância do seminário, que contou com 500 inscritos. Segundo ela, a reunião foi uma oportunidade de pensar estratégias e trocar experiências em prol da garantia dos direitos de crianças e adolescentes.
Os assuntos tratam sobre escuta especializada, depoimento especial, direito ao silêncio da vítima e métodos de abordagem que não causem a revitimização. A programação também contou com uma mesa do Centro de Referência ao Atendimento Infantojuvenil (Crai) de Santa Maria, a respeito do panorama dos atendimentos realizados.
O encontro ainda contou com uma apresentação do projeto Orquestrando Arte e a exposição de um varal de desenhos feitos pelas crianças atendidas.
O seminário foi uma realização da 4ª CRS, da Secretaria Estadual de Saúde e do Comitê de Escuta Especializada de Santa Maria.
Denúncias (gratuitas e anônimas)
- Disque 100 – Vítima ou testemunha de violência física ou sexual
- Disque 180 – Violência psicológica, física ou sexual contra mulheres e meninas
- Disque 100/180 no WhatsApp ou baixe o aplicativo “Direitos Humanos Brasil”
- Polícia Civil – 0800-6426400 – Para qualquer tipo de violência
- 194 – Polícia Federal
- 191 – Polícia Rodoviária Federal
Crai Husm
- Local: Hospital Universitário de Santa Maria (Husm)
- Contato: (55) 3213-1875 | [email protected]
*Com informações da prefeitura de Santa Maria